Qualidade Total - A Receita para Sair da Crise

Em tempos de crise política/econômica as empresas precisam se diferenciar de seus concorrentes para conseguirem o destaque necessário e saírem da situação rapidamente.  Um dos requisitos que toda empresa deve perseguir para conseguir essa empreitada é o da Qualidade Total.

Momentos de crise sempre existiram e sempre vão existir. Eles permitem o saneamento do mercado, pois é na crise que desaparecem empresas que não conseguem se adaptar, as que conseguem permanecem e outras surgem com inovações que vêm criar novos paradigmas de mercado.

Quem é bom, sempre sai melhor de uma crise. Quando a atividade econômica vai bem, é fácil crescer. Qualquer surfista pega onda grande. A situação muda de figura quando o mar está revolto. Aí permanece quem tem a prancha adequada e sabe remar. Fica quem é bom, quem entrega o melhor produto, quem atende com mais atenção. Ou seja, quem tem Qualidade Total.

E qualidade total, como a própria expressão sugere, significa de fato, elevar ao máximo o valor agregado de cada etapa da operação para, enfim, alcançar os melhores resultados em termos de satisfação do cliente, preços e processos produtivos.

Essa busca por melhorias constantes é, também, uma estratégia de administração, conhecida como TQM (Total Quality Management, ou gestão da qualidade total) cujo objetivo é criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais da empresa. Isso mesmo, da alta gerência ao funcionário que varre o chão da fábrica, passando, inclusive, pelos fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios.

Como sair da crise? Uma analogia interessante pode lhe apontar o caminho, empresário. Por que as pessoas recorrem a psicólogos? Porque os pacientes estão tão envolvidos com os problemas e viciados nas velhas práticas que não conseguem enxergar a saída. Nesse caso, os terapeutas conseguem analisar a situação à distância, de forma a enxergar melhor as falhas e o que pode ser corrigido. Essa relação paciente-psicólogo pode ser transportada para empresário-contador. A crise cega o empreendedor para as oportunidades de inovar e de sair dos momentos de dificuldade mais fortalecido. Nessa hora, entra o contador, que já “tratou” de muitos casos semelhantes e pode dar a solução com maior facilidade aos problemas encarados pelo proprietário de micro ou pequeno negócio.

Para superar a crise, tome uma atitude! Recupere o otimismo, busque reciclar-se quanto às novidades de mercado. A inovação pode surgir nos momentos de dificuldade, desde que você tenha em mente que Qualidade Total salva o seu negócio da crise de hoje e da crise de amanhã!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *