Qual a importância do contador pra sua empresa?

Muitos dos que entram em contato conosco pra pedir um orçamento ou uma dica de tributação nos pergunta: ok, mas qual a importância do contador pra minha empresa? E a gente sempre responde: contador é muito mais do que gerador de guia de impostos, é o profissional que pode levantar ou derrubar a sua empresa sem que você nem mesmo perceba!

Algumas das perguntas que mais ouvimos:

  • “Preciso mesmo de um contador?”
  • “O que o contador pode fazer pelo meu negócio?”
  • “Afinal, qual a importância da contabilidade para as empresas?”

Por isso, iremos falar hoje sobre as transformações dessa profissão e, quem sabe, mudar a visão que muitas pessoas ainda têm do contador.

Muitos empresários, principalmente aqueles que estão iniciando uma atividade, ainda vinculam a imagem do contador àquela do “gerador das guias de impostos”. À primeira vista, o contador talvez não seja visto como peça fundamental na definição ou avaliação do planejamento estratégico da empresa, até mesmo porque a profissão contábil foi evoluindo desde um tempo em que o contador só registrava o passado e ainda não olhava para o futuro da empresa. Mas isso mudou!

Contador na abertura e legalização de empresas

A importância desse profissional é tanta que ele está presente desde o primeiro momento, a abertura da sua empresa. Ele pode fornecer consultoria em diversos pontos, que farão toda a diferença no desenvolvimento do negócio.

  • Planejamento financeiro e fiscal: número de funcionários, capital inicial, área específica de atuação, tudo isso é importante para saber qual o regime fiscal que é mais adequado para sua empresa, e o contador saberá quais são as melhores opções tendo em vista o complexo sistema de tributação;
  • Cronograma: tendo em vista os prazos burocráticos necessários para a abertura de uma empresa, esse profissional é ideal para ganhar o máximo de celeridade possível nesses processos e evitar atrasos e retardamentos no lançamento de sua empresa;
  • Controladoria: nada melhor que contar com um profissional capacitado para gerar dados confiáveis sobre a situação contábil de sua empresa, certo? Dessa forma, todas as métricas serão confiáveis e também serão inestimáveis para a tomada de decisão.

Além disso, o contador, sendo conhecedor dos sistemas e órgãos públicos, ajudará o empresário a driblar a burocracia, que não é pouca nesse país.

Qual a importância do contador pra sua empresa?Contador no dia a dia da empresa

Diversas empresas necessitam contratar empréstimos e financiamentos, seja para aumentar seu capital de giro, seja para adquirir um carro no CNPJ da empresa, por exemplo. Para isso, no entanto, é essencial ter uma contabilidade bem organizada e estruturada. Afinal, a situação da empresa deve se refletir nas suas demonstrações financeiras.

Isso é muito importante pois os bancos solicitam, na maioria das vezes, diversos relatórios contábeis antes de conceder crédito, como:

  • Balanço Patrimonial;
  • Demonstração do Resultado do Exercício;
  • Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados.

Os documentos podem ser solicitados de acordo com a necessidade de cada banco, mas é essencial estar com a contabilidade em dia para entregar todos eles.

Gestão de encargos fiscais e trabalhistas

Certamente o contador é a estrela no que se trata da gestão desses dois aspectos, encargos fiscais e trabalhistas, uma vez que qualquer problema em algum desses dois pontos pode ser de uma dor de cabeça sem precedente para qualquer empresário, resultando em multas monumentais, seja pela Receita Federal, Sindicatos, Justiça do Trabalho, dentre outros.

Dessa forma, melhor estar sempre em dia com todas as obrigações empresariais e abrir mão do “achismo” pela certeza de estar desempenhando todos os seus papeis de pessoa jurídica à risca.

O contador vai esclarecer e estruturar uma agenda de pagamento que deverá ser seguida, um profissional atualizado vai ser capaz de estar atento a qualquer mudança da legislação, como aconteceu recentemente com o Simples Nacional. Tanto com o “leão” quanto com o trabalhador, deve-se sempre ter cuidado, afinal, duvido muito que seja seu objetivo ser retalhado pelo governo ou ser injusto com seus funcionários.

Normalmente o empresário tem pontos para prestar atenção e os encargos contábeis são itens de dedicação exclusiva, como já tido, mas não suficientemente enfatizado, qualquer desvio pode gerar transtornos.

Percebeu a importância do contador para o seu negócio?

Pois é, muitos tem a visão de que o contador não é importante pra empresa, é “mera formalidade” mas não é bem assim. Realmente há contadores e contadores, há os que servem apenas para emitir guia de impostos e os que são verdadeira parceiros de negócios, que trazem soluções e ajudam a evitar os percalços do caminho. Se você procura profissionais assim, verdadeiros parceiros, conte com a nossa equipe. Fale com nosso atendimento, venha tomar um delicioso café Nespresso e descubra tudo o que podemos fazer por você e sua empresa!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *