Como trocar de contador? Essa é uma das dúvidas mais recorrentes a todos os clientes que entram em contato conosco, afinal, parece simples trocar de contador, mas será que realmente é? Então confira aqui nosso exclusivo guia de como trocar de contador!

Porque trocar de contador?

Esse é um ponto delicado a se lidar, afinal, o escritório contábil é, sem dúvida, um órgão tão vital para a sua empresa como o coração é para o corpo humano. A relação contador – cliente é uma relação que deve sempre ser pautada na mais pura confiança e quando não há mais essa confiança é necessário trocar.

Posso trocar de contador?

Ao contrário do que muitos “profissionais” dizem por ai, você pode trocar o contador de sua empresa a qualquer momento. Todo empresário tem o direito, previsto pelo Código de Defesa do Consumidor, de escolher o escritório contábil que melhor atenda às demandas contábeis e fiscais da sua empresa. Porém, é preciso ficar atento ao contrato de serviços contábeis assinado com o atual escritório contábil, uma vez que pode existir uma cláusula de multa por rescisão contratual fora do prazo estipulado, sendo que este prazo pode variar de dois meses a até um ano.

E como posso trocar o contador de minha empresa?

Como qualquer relação contratual, o cancelamento do contrato com a sua atual contabilidade é simples, porém, deve ser feita de maneira formal e que lhe garanta o recebimento dessa informação pelo atual escritório. Você pode formalizar esse cancelamento através de um e-mail encaminhado diretamente ao seu atual escritório contábil ou por carta registrada via correio.

No comunicado deve conter os dados da empresa e a data do encerramento do contrato. Normalmente, o contador tem o prazo de trinta dias para organizar toda a documentação cadastral, contábil, fiscal e pessoal da empresa para devolver aos proprietários.

Além dos documentos contábeis, é importante solicitar ao contador anterior um relatório de toda e qualquer situação corrente de débitos com órgãos municipais, estaduais e federais, assim como eventuais parcelamentos de dívidas que estejam em de andamento e que precisem ser continuados pelo novo escritório de contabilidade.

Já pedi a troca de contador, e agora?

Agora, o seu atual escritório contábil, que esperamos que seja a Contabilidade Sem Fronteiras, deverá preencher um documento chamado Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica. Documento este em que você, empresário, passa a responsabilidade técnica da contabilidade de sua empresa do atual contador para o novo contador.

Além disso, o atual escritório contábil deve, no prazo de 30 dias, finalizar a contabilidade do período sob sua responsabilidade e emitir todos os livros e registros adequados para, então, o novo escritório contábil poder iniciar a escrituração sob sua responsabilidade.

Mas fique tranquilo, essa parte de troca de responsabilidade técnica e de escrituração será devidamente orientada e realizada, em sua maior parte, pela equipe Contabilidade Sem Fronteiras. 

Portanto, é importante você ter sempre em mente que você pode SEMPRE trocar de contador, assim que desejar. Basta para isso formalizar o seu desejo de trocar de contador e cuidar para que o novo contador receba toda a documentação que precisa.

Viu? Trocar de contador é muito simples. Você não precisa mais se preocupar em como trocar de contador com esse super guia. E se ainda tiver dúvidas de como trocar de contador, você pode falar diretamente com nossa equipe, teremos prazer em te ajudar a realizar essa troca de contador!

ABERTURA DE EMPRESA      |       ASSESSORIA MENSAL      |     ORÇAMENTO IRPF